segunda-feira, 12 de abril de 2021

Não é não

 Comecei a trabalhar a sério aos 18 anos, antes disse ia tendo umas coisas pontuais que me permitiam ganhar dinheiro e comprar as minhas roupas, os meus sapatos e etc.

Já fui vítima de assédio, já tive um chefe que me passou a mão por cima e que me despediu porque não dei troco.


Por trabalhar em atendimento ao público tenho uma porta aberta, não posso recusar quem quiser entrar. Então de vez em quando lá aparece um otário qualquer a meter conversa e eu continuo a ficar apreensiva. Mas nada parecido ao que senti na última quinta feira. 


Tinha saído do WC e por esse motivo a porta estava fechada. Vejo um indivíduo a pedir para entrar e abro a porta. Faz-me perguntas sobre um artigo exposto e diz que está a ter um dia super azarado porque o carro avariou (passavam das 10h e eu já o tinha visto passar algumas vezes), olhava-me fixamente, olhava fixamente para o espaço. Pergunta-me o nome, se sou da cidade, se o "negócio" corria bem, se estávamos a faturar muito. Não respondi. Pergunta-me a idade. Disse-lhe que aquela conversa não tinha qualquer nexo e pedi que saísse. Ele saiu. Até às 13h estive sempre num sufoco.


Deve ter passado mais de 10 horas à porta, chamei o vigilante, ele fez conversa aleatória com o vigilante e com várias pessoas que iam passando. 


Fechei a porta.


Eram 12h e ele pediu-me que abrisse a porta, eu disse que estava a trabalhar e não podia abrir. Ele subiu o tom e voltou a pedir que abrisse a porta e eu voltei a dizer que não. Disse-me que queria falar comigo, que queria saber o meu nome, eu voltei a dizer que ia abrir. Ele forçou a porta e eu vi as coisas a ficarem complicadas, abriu bem os olhos e foi embora. Passou mais umas quantas vezes.


Chamei companhia para almoçar, ele passou por nós e disse boa tarde como se nada fosse. Passou pela mesa mais uma série de vezes.


Por volta das 15/16h passou finalmente para o tal carro que tinha avariado. Acenou-me e foi embora.


E sabem o que é mais incrível? É que dei por mim a pensar "ok tens medo e o medo é um mecanismo de reação, de defesa mas e se uma das tuas filhas estivesse aqui o medo também te faria retrair?"


No imediato respondi a mim mesma que não. 


Naquele dia tive medo. Medo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem-vindo!
Obrigada!