quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sonambulismo

Há por aí algum sonâmbulo? Alguém que consiga entender que não é nada assustador e que até pode ser divertido?

Existe um mito sobre sonabulos a que eu acho muito piada é que em miúda sempre que dizia que era sonâmbula perguntavam-se sempre "Andas com os braços levantados como se ve  nos filmes?"Resposta: Não, não ando de braços levantados como se ve nos filmes. :)

Confesso que desde que me lembro sempre tive umas crises de sonambulismo mas nunca tive curiosidade em saber de onde vem esta patologia. Para escrever este artigo (ou o que lhe quiserem chamar) fui então fazer um pesquisa,simples, com vista a tentar desenvolver o meu conhecimento sobre este assunto.

Vejamos, segundo cientistas da Universidade de Berna, Suiça, que este distúrbio pode permanecer até 30 anos (ainda me faltam uns quantos portanto).

Segundo os cientistas, o sonambulismo entre adultos está relacionado a problemas durante uma fase do sono conhecida como Movimento Rápido do Olho (REM, em inglês).
Diz Claudio Bassetti, da Universidade da Suíça, em Zurique, geralmente, a fase REM do sono é acompanhada por uma paralisia fisiológica, que impede as pessoas de «agir» durante o sonho.
"Em pessoas com problemas nessa fase do sono, a paralisia não ocorre", explicou o médico.

Portanto segundo o senso comum quando dormimos paralisamos mas depois existem aqueles espertinhos em que a paralisia não ocorre dando-se assim as manifestações nocturnas.

Para quem me conhece sabe que é muito difícil para mim estar um bocadinho calada e devido a toda a repressão que sofri nestes 23 anos descobri que falar à noite alivia a como ninguém me liga porque dizem "ah lá está ela com o sonambulismo" também não me mandam calar nem dizem que pareço um rádio com pilhas carregadas! Boa! Gosto! :)

Lembrei-me deste post ontem quando adormecia mas antes de o escrever tinha pensado que queria um post sério. Penso, penso,volto a pensar e sai isto! Tcharaaaaaam :)

Tento na próxima!

Beijinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem-vindo!
Obrigada!