segunda-feira, 29 de março de 2021

Mi Robot Vacuum Mop Pro

 Há uns 3 meses que andava a pensar em levar para casa um aspirador robot. Quem tem animais sabe como pode ser desgastante manter a casa limpa e se falarmos nas épocas em que os animais perdem mais pêlo então pode ser o caos. Agora a esta equação juntem ainda duas crianças, e uma mãe que perde cabelo à velocidade da luz, e temos o resultado perfeito = aspiração diária e tempo que poderia ser despendido noutras tarefas ou então em nada, tempo aplicado a fazer rigorosamente nada. Quem nunca?

Fiz então alguma pesquisa sobre os modelos disponíveis no mercado, não queria despender muito dinheiro pois estava bastante cética sobre a verdadeira eficácia destes aspiradores. 

Por ser já cliente Xiaomi e ter lido algumas opiniões bastante positivas decidi arriscar e pronto, passei os últimos dois dias atrás da criatura (que batizámos de Luccas, porque estou cansada de associar o nome ao youtuber brasileiro e assim sempre me serve de alguma coisa!) e o que trago hoje é uma avaliação imparcial (até porque não vou receber nada da marca para a fazer, 😝) dos pontos fortes e fracos deste que espero que venha a ser o meu maior aliado nesta árdua tarefa. 

Vamos a isso?

O modelo que escolhi foi o Mi Robot Vacuum Cleaner Mop Pro que além de aspirar também lava. A minha ideia inicial era apenas a aspiração mas considerando que este modelo era superior fui por aqui e escolhi a cor branca. Tem um design “limpo” e delicado não destoando da divisão (coloquei o meu no corredor). A base tem borrachas na parte inferior para que não escorregue quando o robot encosta.


        Aspirador, depósito de pó, depósito 2 em 1 e em baixo a mopa de lavagem


O Mop Pro possui 3 funções, aspiração, aspiração + lavagem e só lavagem.
Tem uma potente sucção de 2100pa que se divide entre o modo silencioso, padrão e turbo. Tem 12 sensores o que lhe permite afastar-me eficazmente de objetos já que quando deteta algo reduz a velocidade e desvia-se com destreza. Na primeira utilização devem deixa-lo a carregar na sua base (encostando-o aos sensores) até que a sua bateria esteja no máximo    (nesta momento a luz dos dois botões do robot passará de amarela para branca e na aplicação poderão também ver a percentagem de bateria carregada), no meu caso a carga máxima foi atingida ao fim de duas horas. Durante este tempo passei os olhos pelo manual de instruções e instalei a aplicação (disponível para ios e android – no manual encontram um qr code que vos leva diretamente à app). A marca refere que a autonomia são de 110 minutos e foi suficiente para realizar a limpeza completa da nossa casa.

Quando totalmente carregado podem colocá-lo a funcionar sendo que esta primeira “ronda” servirá para fazer o mapeamento da casa e por esse motivo é extremamente importante que a bateria esteja totalmente carregada. De seguida começará a fazer a limpeza por vós selecionada sendo que o sistema de varredura funciona em zig zag.


                                                        Base de carregamento


Mapeamento e app

É feito aquando a primeira utilização e para isso é importante que a bateria esteja totalmente carregada. O Mop Pro só guarda o mapa de um piso por isso se a vossa casa tiver mais do que um vão necessitar de repetir este procedimento.

 Não detetei qualquer ponto negativo no mapeamento, após a primeira utilização delimitei as divisões à medida que lhes atribuía nomes para que fosse possível utilizar a opção de limpeza isolada de divisões (ótimo para quando terminamos de arrumar a cozinha, ou depois daquele momento em que os miúdos decidiram fazer o lanche no tapete da sala). 

Por termos um espelho grande no nosso quarto a eficiência de mapeamento foi tanta que ficou registada uma divisão extra, que não é nada mais nada menos que o reflexo que o espelho dá. Para resolver esta situação ou tapava o espelho e fazia um novo mapeamento ou então assinalava aquela zona como restrita e foi o que fiz (quadrado vermelho). 



Na cozinha podem ver um quadrado que apanha toda essa zona. Devem utilizar esta opção para a limpeza de uma área única. Caso pretendam que seja limpa uma zona em concreto (um tapete por exemplo), devem clicar na marca por cima do quadrado e coloca-la na zona a limpar.




Aspiração - Pavimento e tapetes

Depósito de pó

O pavimento de minha casa é em mosaico com exceção do quarto das miúdas que tem tacos em cor escura. Tenho também alguns tapetes.
No pavimento em mosaico e madeira é impecável, a sua pequena escovinha vai apanhando os detritos que envia para o centro onde está a escova de sucção.




Em dois dos três tapetes do meu quarto foi impecável, subiu por um dos cantos que é bem mais alto e que deu resistência, o Luccas não desistiu e conseguiu. Valeu a pena porque fiicaram impecavelmente limpos. O problema residiu no tapete preto de fios longos (não são aconselhados já que podem ficar presos nas escovas) que por ser um pouco mais alto não permitiu que o Luccas subisse e acabei por o tirar de lá porque a pobre Luccas ficou fixado ali e eu tivesse receio que ele não reagisse bem à frustração (ahah). Tirei o tapete, problema resolvido.







Nos tapetes da sala que têm algumas saliências também foi muito eficiente, são um pouco mais altos que os bege do quarto mas ficaram igualmente impecáveis.

Aspiração + lavagem

Depósito 2 em 1 

Fiquei bastante surpreendida. Sobretudo porque o deixei subir os tapetes para perceber se ficavam muito molhados e nem por isso. Ficaram ligeiramente húmidos mas secaram facilmente. À semelhança da possibilidade de escolha da potência da aspiração (recomendo o turbo para a primeira e segunda utilização o padrão para as seguintes), também é possível escolher na aplicação a dosagem de água entre baixa, média e alta. Utilizei a intensidade média e fiquei bastante surpreendida pois foi bastante eficiente. Não deve ser utilizado detergente seja puro ou adicionado à água sob pena de danificar a máquina mas podem colocar umas gotas de detergente ou ambientados na mopa para que vá libertando perfume à medida que limpa.

Notas finais:

Recomendado!

Aconselho a limpar o depósito depois de cada utilização, é muito simples de o fazer.
Coloquem a base do robot numa zona que tenha algum espaço livre (meio metro de cada lado será suficiente).

É extremamente útil para quem tem animais e crianças e facilitará imenso a aspiração, no meu caso deixo de aspirar diariamente.

Apesar da sua eficiência não substitui, obviamente, a mão humana para dar aquela limpeza geral e “apanhar” aqueles resíduos mais chatos. No meu caso conto dar a limpeza geral uma vez por semana mas para pessoas sem crianças e animais creio que o espaçamento possa ser maior..

O ruído é bastante aceitável, no meu caso os dois cães e o gato não se sentiram incomodados nem atraídos com o Luccas, já as minhas filhas…
Caso surja alguma dúvida ou questão e que pensem que eu possa ajudar, escrevam-me.
Mais informações e imagens bonitas (quase tão bonitas como as minhas fotos) aqui

Como pontos menos positivos destaco a impossibilidade de mapear mais do que um andar, a dificuldade em subir tapetes um bocadinho mais altos mas que por serem comuns podem tornar-se num entrave e o facto de ser necessário adquirir o tanque de água que permite usar apenas a função de lavagem.

Caso pretendam utilizar apenas a função de lavar devem adquirir o depósito de água que com maior capacidade serve apenas para esta função.

Por último, fiz a compra diretamente na mistore aqui, custou 299.99€ (está com baixa de preço), os portes são gratuitos e a entrega é muito rápida, comprei num sábado e recebi numa terça.





Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem-vindo!
Obrigada!